top of page

Scalabituna

APRESENTAÇÃO

MUSICA / REPERTÓRIO

 

A SCALABITUNA – Tuna do Instituto Politécnico de Santarém foi fundada a 28 de Abril de 1998 e realizou a sua primeira aparição pública em Maio durante a Semana Académica do mesmo ano.

Representante da academia Scalabitana, congrega elementos dos vários estabelecimentos de ensino do referido Instituto (Agrária, Educação, Enfermagem, Desporto e Gestão), donde resulta uma mistura de influências que se traduzem na diversidade dos seus espetáculos.

Ao longo da sua vida já se apresentou em praticamente todas as academias do Continente e Ilhas, tendo já participado em vários certames no estrangeiro, nomeadamente Espanha e Holanda.

Deste percurso salientam-se, também, as atuações em diversos eventos  empresariais, musicais e  ocasiões festivas e ainda os dois trabalhos discográficos produzidos pela Scalabituna: o primeiro ao vivo intitulado “Scalabituna…Um sonho” gravado no Festival de Tunas que organiza em Santarém – FITUIPS – e o segundo, um trabalho de estúdio numa parceria com a Editora Espacial.

 

 

A Scalabituna tem um repertório único e muito peculiar.

O espetáculo do grupo em palco surpreende no panorama da “música de tunas” .

O som desta tuna resulta numa mistura muito interessante que se inspira primeiramente no Fado, passando pela música ligeira portuguesa, mas que se junta de forma bem audível ao gosto inegável pelos elementos étnicos da música latino-americana, brasileira e afro-cubana.

É assim que surgem, por exemplo, temas como o original “Lágrimas do Tejo” e os arranjos para as versões de “Noites de Verão” (Trovante) e “Flagrante” (António Zambujo).

Em palco o grupo faz questão de cantar em português. Sempre !

 

 

bottom of page