Vozes de Lata
APRESENTAÇÃO
As Vozes de Lata nascem oficialmente a 09 de Novembro de 2012, por ocasião do seu primeiro concerto, na Praça do Comércio, em Lisboa – o nome partiu de uma ideia original da cantora/fadista Teresa Lopes Alves, em parceria com o baixista/multi-instrumentista Luís Pinto.
Desde então seguiram-se inúmeros concertos, em restaurantes, bares e eventos privados (casamentos, jantares de empresas, colóquios, etc.).
O grupo atuou também no Festival Caixa Alfama 2013 e em auditórios como o Teatro Sá da Bandeira em Santarém, e o cine-teatro Marco Duque em Mértola.
O grupo é um quarteto que surge em palco em formatos mais alargados, sendo o seisteto o mais frequente. É constituído por músicos oriundos de várias regiões do país: Alentejo, Madeira, Ribatejo, e " Lisboa com sangue africano".
MUSICA / REPERTÓRIO
A música dos “Vozes de Lata”, cantada ou instrumental, mostra-nos uma sonoridade e uma estética muito própria; respira o tradicional, mas não esconde os odores do contemporâneo e do moderno. Ela possui uma imagem simultaneamente étnica e urbana.
Com os Vozes de Lata, o Fado e o Cante Alentejano podem juntar-se com o Jazz e o Funk. Assim como a Chula e o Malhão podem coexistir perfeitamente com o Hip Hop ou a música Celta. Já para não falar na autêntica promiscuidade entra a música brasileira, o flamenco, a música árabe e a africana.
Tudo se resume a uma interessante multiplicidade de sons e formas que são conhecidas e familiares, mas que procuram aparecer smpre com uma chancela de inovação.
Vozes de Lata é um laboratório de som…português.